Apesar de suas raízes serem milenares, a nutrição holística pode abordar a saúde com um olhar novo, não como a ausência de doenças, mas sim, como um estado de equilíbrio e harmonia em todas as áreas da vida, considerando a influência da mente, das emoções e do espírito no organismo.

O nutricionista holístico é o profissional que aborda a saúde de uma perspectiva mais ampla, considerando os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Com início entre as tradições antigas e filosofias orientais, onde a conexão entre o corpo e o espírito já era observada e estudada, a área ganhou uma abordagem moderna, com destaque nas últimas décadas, atendendo uma demanda crescente de pessoas que buscam cuidados mais profundos para sua saúde.

“As bases da nutrição holística podem auxiliar a ter uma vida mais saudável, promover uma maior consciência alimentar e bem-estar integral. Dentre elas, destaco a comunicação com o corpo, aprender a escutar os sinais de fome e saciedade, identificar e trabalhar as emoções para equilíbrio do hábito alimentar, identificar e gerenciar os fatores de estresse no ambiente e nas relações com impacto negativo na saúde, adquirir conhecimento e gerenciamento sobre a rotina de vida”, comenta a nutricionista clínica e mentora de vida saudável, Jhenevieve Cruvinel.

Emoções e aspectos espirituais

A nutrição holística aborda a relação com o corpo, entendendo o impacto do ambiente, pensamentos e emoções nos sintomas de desequilíbrio do peso corporal, promovendo a construção de estratégias conjuntas ao paciente que possibilitem um meio de vida saudável. Desta forma, o equilíbrio corporal será ajustado por consequência, e não através de privações de determinados grupos alimentares.

O aspecto espiritual também é significativo na nutrição holística, seja em relação a práticas que promovam conexão e equilíbrio do indivíduo como, por exemplo, a meditação e o yoga, seja em relação à manifestação do espírito como consciência em seu meio, promovendo uma alimentação em sinergia aos ciclos da natureza e tendo por base alimentos naturais e minimamente processados.

“O nutricionista holístico atua na promoção do equilíbrio e harmonia por meio da reeducação de hábitos e estilo de vida, fornecendo ferramentas e acompanhamento para mudanças profundas na maneira do indivíduo se relacionar consigo mesmo e o ambiente, proporcionando ao paciente uma jornada de autoconhecimento”, destaca a nutricionista, que conclui, “ retomar o entendimento de que o ser humano funciona como um sistema complexo, onde suas partes estão interligadas e funcionando em sinergia de movimentos que não podem ser separados. Essa é uma abordagem integral que permite o alcance de mudanças duradouras e um estado de bem-estar completo para além do peso corporal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo