O que é seitan? Entenda o que é a ‘carne vegetal’ feita de glúten

Tempo estimado de leitura 2 min read

Seitan é um alimento feito a a partir do glúten do trigo. Possui uma textura muito semelhante à carne tradicional. Por isso é popularmente chamada de “carne vegana”. O ingrediente esteve presente na prova final do Geladeiras em Ação, no episódio dedicado à geladeira vegana.

Fez parte do prato servido pela Ana ao apresentador Claude Troisgros e o trio de jurados formados pelos chef Tallitha Xavier e Batista e o ator, e entusiasta de gastronomia, Douglas Silva.

O que é seitan? Bela Gil explica!

O seitan já fez parte do cardápio do Bela Cozinha, em um episódio dedicado ao glútenBela Gil, chef de cozinha e nutricionista, explica um pouco mais sobre o substituto da proteína animal:

“É um bife de glúten muito utilizando na culinária japonesa e macrobiótica. […] É puramente glúten, feito da farinha do trigo. E essa receita é muito legal porque ela mostra exatamente o que é o glúten.”

O que é seitan: entenda o que é a 'carne vegetal' feita de glúten — Foto: Globo

O que é seitan: entenda o que é a ‘carne vegetal’ feita de glúten — Foto: Globo

🌾 Trigo faz mal? Deve ser cortado da alimentação? Nutricionista explica

glúten é um componente natural de diferentes cereais além do trigo, sua fonte mais popular. Ele está presente também na cevada, no malte e no centeio. É um dos elementos que formam o alimento e é uma forma de colocar proteína na alimentação.

“O cereal é composto de carboidrato, proteína e gordura. No seitan, a gente vai ficar só com a proteína do cereal — no caso do trigo, a proteína é o gluten.”

Seitan aparece como ingrediente na prova final do Geladeiras em Ação dedicada à cozinha vegana — Foto: Globo

Seitan aparece como ingrediente na prova final do Geladeiras em Ação dedicada à cozinha vegana — Foto: Globo

Todo mundo pode comer seitan?

Por ser feito a partir da proteína vegetal, o glúten, o seitan não é indicado para quem tem doenças celíacas — “uma desordem autoimune, crônica, que afeta principalmente o intestino delgado na qual o organismo rejeita a proteína, no caso o glúten, e que leva a uma reação de inflamação causando diarreia, dor, distensão abdominal, fraqueza e perda de peso”, conforme já explicou o a nutricionista Carol Sessa ao Receitas.

Veja também

Leia também

+ There are no comments

Adicione a sua