“Sempre escuto comentários do tipo: ‘uma hora essa menina está escrevendo, em outra ela faz vídeos, e em outra desenhos’. Já que fui chamada de ‘perdida no personagem’ como crítica, resolvi abraçá-la. E pensei que eu sou mesmo”.

designer Natália Araújo se popularizou nas redes como “Nath Araújo” com ilustrações sensíveis, femininas e repletas de humor. A partir de referências pop, discussões do momento e situações vividas por mulheres na juventude, a ilustradora se permite criar de forma a encantar os 544 mil seguidores no Instagram. Não satisfeita em divulgar os desenhos e aquarelas de sucesso, Nath se joga em outras possibilidades narrativas, como: escritora, roteirista e blogueira. As múltiplas atividades motivaram a multiartista de 34 anos a estrear o novo projeto em áudio: o podcast “Perdida no Personagem”. A iniciativa convida os ouvintes para uma reflexão sobre as mil e uma possibilidades de se perder no personagem. A primeira temporada foi disponibilizada quarta-feira, dia 15, no SpotifyApple PodcastsDeezer e Amazon Music com oito episódios. 

Entusiasmada, a artista visual relacionou os feedbacks e críticas negativas sobre a pluralidade de funções que assume na carreira à criação de uma narrativa sobre a capacidade de se “perder no personagem”.

Sempre escuto comentários do tipo: ‘uma hora essa menina está escrevendo, em outra ela faz vídeos, e em outra desenhos’. Já que fui chamada de ‘perdida no personagem’ como crítica, resolvi abraçá-la. E pensei que eu sou mesmo. Falar sobre isso em um projeto de áudio pode ser interessante”, confessa, ao conectar o novo projeto ao trabalho como desenhista – Nath Araújo

A ilustradora Nath Araújo lança o primeiro podcast nesta semana

A ilustradora Nath Araújo lança o primeiro podcast nesta semana (Foto: Divulgação)

O projeto foi produzido inteiramente pela influenciadora com sua equipe, composta por Nalu Neves e Priscyla Lippert. Além disso, os episódios desta primeira temporada serão lançados nas próximas oito quartas-feiras, às 6 horas. Apenas o primeiro, de estreia do projeto, tem o lançamento previsto para o meio-dia nesta quarta.

Ilustrações sobre o mundo feminino

Como gancho para ilustrações, Nath se atenta a discussões mais “óbvias” e que geram repercussão nas redes sociais, como situações-problema acontecidas no Big Brother Brasil (BBB). Em tópicos relacionados à experiência feminina contemporânea no mundo, a criadora de conteúdo busca expressar a opinião dela. A ilustradora de 34 anos admitiu se atrair principalmente por temas que a tocam de um jeito negativo. Isso porque ela usa a oportunidade para torná-los mais leves a partir do humor, além de conquistar um sentimento de identificação dos seguidores.

“Como falar de coisas sérias? Esta é a pergunta que deveriam me fazer. [Usar o humor nas minhas artes] é quase um mecanismo de defesa meu para todas as situações da minha vida. Eu sou o tipo de pessoa que tem uma crise de risos quando algo tenso acontece. Para mim, é natural pegar uma coisa que é difícil, complicada ou dolorida para conseguir lidar com aquilo. Aos poucos, eu transformo as histórias e ajudo as pessoas a enxergarem aquilo que elas estão passando de uma outra forma”.

A designer Nath Araújo passou a expor as ilustrações na internet assim que as redes começaram a bombar

A designer Nath Araújo passou a expor as ilustrações na internet assim que as redes começaram a bombar (Foto: Divulgação)

Como parte da trajetória de compartilhamento de suas narrativas na internet, Natália confessou ter escrito uma série de fanfics e livros. Atualmente, a influenciadora se dedica mais à escrita e à produção de roteiros para vídeos. Apesar disso, a ilustradora avalia que seus trabalhos visuais mesclam elementos subjetivos, como sentimentos, traumas e observações sobre o mundo, com tópicos do mundo exterior.

As minhas ilustrações são muito sinceras. Às vezes, faço desenhos sobre coisas que eu nem teria coragem de falar, mas, ao colocar, em um desenho consigo transformar aquilo em algo mais leve e bonito, que faz com que as pessoas entendam e se identifiquem. Para que mais pessoas possam se identificar, pego temas mais pessoas. Porque quero me expressar sobre um assunto que esteja em pauta para todo mundo – Nath Araújo

Quando questionada sobre a origem da relação dela com a expressão artística, Nath disse acreditar que ela a acompanhou desde a infância. A necessidade de criar narrativas se converteu na forma na qual ela optou por se conectar e comunicar com o mundo. Além do apreço pelo desenho, a menina se divertia criando histórias histórias em quadrinho. Durante a adolescência, a urgência de expressar os sentimentos a levou ao caminho dos desenhos com mais frequência.

A criadora de conteúdo Nath Araújo revela que o humor é o segredo do sucesso dela

A criadora de conteúdo Nath Araújo revela que o humor é o segredo do sucesso dela (Foto: Divulgação)

“Escolhi uma faculdade que permitisse o uso da minha veia artística: a publicidade. No mercado de trabalho, eu queria trabalhar como redatora, diretora de arte ou ilustradora e acabei fazendo um pouquinho de tudo isso. [Trabalhar com isso] também foi uma questão de sorte por eu ter entrado neste meio no período da popularização das redes sociais. As marcas estavam ali quando optei por fazer o movimento de criar a minha marca na internet. No começo, a ideia era realmente para fazer ilustrações, mas o negócio foi bem além disso. Eu comecei a ensinar a desenhar no Youtube e a fazer charges”, recorda Nath.

Segundo Natália, o compartilhamento de fotos e materiais na internet ainda não era acessível a todos quando começou a divulgar suas ilustrações. As pessoas geralmente publicavam textos nos blogs e trocavam mensagens nos bate-papos. Assim que a moda de ter uma câmera fotográfica começou a se popularizar, a moça não tardou a comprar uma para mostrar os desenhos ao mundo.

Independência na carreira como ilustradora

designer disse se esforçar cotidianamente para passar uma mensagem positiva em relação à trajetória profissional dela. Ao ressaltar o sucesso do trabalho e a independência financeira, a profissional explica aos seguidores que não precisou de uma agência ou galeria para vender os desenhos.

A designer Nath Araújo disse estar em uma nova fase, em que divulga mais da vida pessoal nas redes

A designer Nath Araújo disse estar em uma nova fase, em que divulga mais da vida pessoal nas redes (Foto: Divulgação)

“Significa muito para mim ter sido pioneira a alavancar o meu trabalho nas redes sociais e ter traçado o meu meu caminho. O meu principal objetivo é ser realmente uma fonte de inspiração para outras meninas que querem trabalhar como blogueiras e ilustradora. Quando mais nova, eu não tinha uma mulher mais próxima e jovem que eu pudesse olhar e pensar ‘nossa, dá para eu fazer algo parecido ou ‘quero poder dar certo como ela”.

Sem pensar duas vezes, a criadora de conteúdo indica que deseja ser vista como uma artista essencialmente divertida, capaz de atribuir leveza em temas que tocam o imaginário feminino. A partir de uma gama extensa de trabalhos e cores, Natália se empenha em “dar uma cara autêntica” para o trabalho, a ponto que os seguidores consigam reconhecer os traços e desenhos de longe. Ela assina os trabalhos como “Nath Araújo”, no perfil “nanaths” nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo