Virginie Viard deixa a direção criativa da Chanel após 5 anos

Tempo estimado de leitura 2 min read

Sucessora de Karl Lagerfeld na Chanel, Virginie Viard deixou a direção criativa da grife. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) e confirmado à revista americana “Vogue Business”.

Viard tinha 30 anos de carreira no ateliê da etiqueta francesa, incluindo os 5 anos como designer. Ela assumiu o cargo em 2019, após a morte de Lagerfeld, aos 85 anos. No comunicado enviado ao veículo, o representantes da maison agradeceram pelo trabalho da estilista e informaram que o substituto ainda será revelado em um momento oportuno:

“Chanel confirma a saída de Virginie Viard após uma rica colaboração de cinco anos como diretora artística de suas coleções, durante os quais conseguiu renovar os códigos da casa respeitando a herança criativa da Chanel, e quase trinta anos dentro da casa. Uma nova organização criativa será anunciada oportunamente. A Chanel gostaria de agradecer a Virginie Viard pela sua notável contribuição para a moda, criatividade e vitalidade da Chanel.”

Nos comentários da publicação da revista, no Instagram, já começaram as especulações sobre quem assumiria o mais alto posto da moda. Entre os nomes que pipocaram estavam o britânico John Galliano e o italiano Pierpaolo Piccioli, que deixou o comando da Valentino em março após 8 anos no cargo.

Pierpaolo Piccioli, ex-designer da Valentino — Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier

Pierpaolo Piccioli, ex-designer da Valentino — Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier

O anúncio acontece 20 dias antes do próximo desfile da Chanel, que será mantido no calendário: a grife apresenta a coleção de Outono-Inverno 24/25 na casa de ópera Palais Garnier, em Paris. A última colaboração de Viard vai abrir o segundo dia da Semana de Alta-Costura, no dia 25 de junho.

O último desfile da designer na Chanel foi apresentado em maio deste ano. A coleção Cruise 2025 foi exibida no arquitetônico edifício MAMO – Marseille Modulor, localizado em Marselha, na França. Antes, a Chanel desfilou na Semana de Alta-Costura de Primavera-Verão 24/25 para uma plateia sempre repleta de celebridades (assista a um trecho no vídeo acima).

Desfile da Chanel no Paris Fashion Week Primavera-Verão 24/25 — Foto: Getty Images

Desfile da Chanel no Paris Fashion Week Primavera-Verão 24/25 — Foto: Getty Images

Desfile Métiers d'art 2023/24 da Chanel — Foto: REUTERS/Suzanne Plunkett

Desfile Métiers d’art 2023/24 da Chanel — Foto: REUTERS/Suzanne Plunkett

Desfile de Alta-Costura da Chanel em Paris — Foto: Reuters/Sarah Meyssonnier

Desfile de Alta-Costura da Chanel em Paris — Foto: Reuters/Sarah Meyssonnier

Veja também

Leia também

+ There are no comments

Adicione a sua