Brasileira usa o primeiro vestido de noiva do mundo feito com impressora 3D; veja os detalhes

Tempo estimado de leitura 2 min read

Em paralelo aos espetaculares desfiles apresentados por Iris Van Herpen, em Paris, nos últimos anos, a holandesa estava secretamente desenvolvendo o primeiro vestido de noiva do mundo feito com impressora 3D. A peça, no entanto, não integraria nenhuma coleção ou exposição, ela já tinha um destinatário certo e o CEP é do Brasil!

A advogada Mariana Pavani subiu ao altar, em um dos hotéis mais luxuosos de São Paulo, no começo de maio deste ano. No Instagram, ela compartilhou a emoção de usar a peça exclusiva e o longo processo de criação.

“Foi um processo divertido e de muito trabalho: eu precisei fazer muitas provas, fui duas vezes a Paris e três vezes a Amsterdã no ateliê da estilista (e terminei com o vestido perfeito). Foram dois anos de trabalho, um resultado melhor do que perfeito”, comemorou ela.

Em entrevista à revista “WWD”, a designer — queridinha de celebridades como Gkay e famosa por criar roupas e acessórios com impressora 3D — deu detalhes da construção da peça, que levou 600 horas para ficar pronta.

Primeiro vestido de noiva feito com impressora 3D levou 600 horas para ficar pronto — Foto: Reprodução/Instagram
Primeiro vestido de noiva feito com impressora 3D levou 600 horas para ficar pronto — Foto: Reprodução/Instagram

“Não há costuras. Não seria possível fazer isso de uma forma típica […] Este foi realmente um projeto dos sonhos para mim, porque a moda impressa em 3D está em museus e nas passarelas, mas tê-la usada por alguém no dia mais especial da sua vida, acho que é realmente outra coisa”.

O processo começou com um escaneamento do corpo de Mariana, o que exigiu vários ajustes presenciais do vestido base costurado à mão. Na sequência, foi feita a aplicação dos elementos em 3D na roupa e, devida à riqueza de detalhes, eles levaram 41 horas para serem impressos: “Então temos elementos esculturais, mas também a fluidez e movimento [do tecido]. Essa é a dualidade que eu realmente amo”, finalizou.

Foi difícil conter as lágrimas. Conseguimos alcançar tudo o que eu esperava… O design final me faz sentir poderosa e feminina, com um visual muito único e singular”, contou Mariana à revista.

Brasileira usa o primeiro vestido de noiva do mundo feito com impressora 3D — Foto: Reprodução/Instagram

Brasileira usa o primeiro vestido de noiva do mundo feito com impressora 3D — Foto: Reprodução/Instagram

Veja também

Leia também

+ There are no comments

Adicione a sua